CONECTIVIDADE 4G/5G

O que é a conectividade 4G/5G?

A conectividade 4G/5G é a quarta e quinta geração de tecnologia de comunicação móvel por redes celulares, oferecendo uma ampla gama de serviços além do acesso à internet. Essas tecnologias permitem a transmissão de dados em alta velocidade, possibilitando diversas aplicações e o acompanhamento em tempo real de diversas atividades em grandes áreas. Além disso, a nova geração 5G proporciona uma conexão estável com banda larga comparada à fibra óptica e com baixa latência; permitindo que os usuários, dispositivos e máquinas enviem e recebam informações e comandos instantaneamente.

Por que é tão importante?

A conectividade e a cobertura de rede são os maiores obstáculos para a modernização da produção em grande escala. A falta de uma infraestrutura adequada de comunicação impede a implementação de métodos avançados de melhoria de processos e automação. De nada adianta volumosos investimentos em maquinário de última geração, equipamentos industriais “inteligentes”, robôs e veículos autônomos. A falta de conexão resulta na incapacidade de acessar dados valiosos e insights essenciais para impulsionar a eficiência e a produtividade no campo e dentro da indústria.

Conheça os benefícios da tecnologia digital aplicada à produção em grande escala

Para quem é a conectividade 4G?

Fazendas

A conectividade 4G atende às necessidades das grandes propriedades rurais, permitindo o monitoramento em tempo real das operações agrícolas, o controle remoto de equipamentos e o acesso a dados importantes para a tomada de decisões.

Indústrias

Empresas dos mais diversos setores também podem otimizar seus processos de produção:  monitorar ativos, controlar manutenções não previstas em tempo real, utilizar máquinas autônomas, além de garantir uma comunicação eficiente entre os diferentes departamentos e áreas industriais sem cabos ou wi-fi.


Governo

As redes 4G também são utilizadas pelo governo em iniciativas de inclusão digital e desenvolvimento de infraestrutura, levando conexão para áreas remotas e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.